Psicóloga Bia Morais fala sobre o Transtorno de Ansiedade em Crianças

Ansiedade na Infância

No caso das crianças se torna um pouco mais complicado, pois o cérebro delas ainda não está plenamente formado. Sendo assim, uma criança não tem maturidade suficiente para entender o que está acontecendo com ela naquele determinado momento.

Psicóloga Bia Morais fala sobre o Transtorno de Ansiedade em Crianças

Sintomas de Ansiedade em Crianças

No caso das crianças os sintomas da ansiedade podem ser dores de cabeça, desconfortos, dores de barriga, enjoos, além de começar a evitar situações por conta da ansiedade, como por exemplo ir para a escola. Podemos perceber, assim, que os sintomas apresentados nas crianças são semelhantes aos apresentados nos adultos.

Psicóloga Bia Morais fala sobre o Transtorno de Ansiedade em Crianças

Manejando a Crise de Ansiedade

Não é fácil manejar uma crise de ansiedade e podem ser muito intensas, ainda mais quando não se possui informações sobre assunto e nem um treinamento prévio. Por isso, cabe destacar aqui, a importância de validarmos o que a criança está sentindo, olharmos nos olhos delas, sermos mais empáticos, oferecer um abraço, respirar junto, entre outros.

O Estigma dos Transtornos de Ansiedade

Ainda hoje em dia, os Transtornos de Ansiedade são rotulados como frescura, falta do que fazer, fraqueza, entre outros. Porém, existe uma divulgação ainda maior sobre informações relevantes a respeito desse tipo de transtorno, sintomas, tratamento, como diagnosticar, etc.

Psicóloga Bia Morais fala sobre o Transtorno de Ansiedade em Crianças

Encaminhamento e Tratamento

e no caso das crianças, o pediatra pode encaminhar para um psicólogo infantil ou para um psiquiatra, dependendo do caso. O tratamento com o psicólogo deve ter o apoio de toda a família e de forma ativa, porque a família passará informações a respeito da ansiedade dela como por exemplo, os desencadeadores, a frequência e a intensidade. Além disso, ao longo do tratamento, a família também irá receber mais informações sobre a ansiedade e como lidar com ela, não impactando de forma negativa na vida da criança.

Fonte das Informações

Todas as informações relatadas acima foram retiradas da coluna do Drauzio Varella no site da Uol, porém o artigo publicado em junho de 2022, foi escrito por Maiara Ribeiro.

Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355

Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Immediate Matrix