‘Seja seus próprios pais sábios’: a psicóloga que incentiva adultos a cuidarem de sua criança interior para superar traumas

[ad_1]

Psicóloga Nicole Lepera, mulher na faixa dos 40 anos, branca, de blusa branca e unhas pintadas de preto

Crédito, Stella Fortunato

Legenda da foto,

“Percebi que alguns traumas iniciados na infância continuavam a me afetar todos os dias”, diz a psicóloga Nicole Lepera

  • Author, Ligia Guimarães
  • Role, De São Paulo para a BBC News Brasil

Você pode achar que teve uma infância “normal” e tranquila, e mesmo assim descobrir na vida adulta que carrega efeitos físicos de experiências negativas das quais nem se lembra mais. Traumas de infância são mais comuns do que se imagina porque não se restringem a experiências que ameaçam a vida, como violência, abuso ou desastres: podem envolver, por exemplo, necessidades emocionais não atendidas por cuidadores que não sabiam lidar com as próprias emoções.

Há na sociedade uma espécie de “epidemia invisível” em que milhares de adultos tiveram o desenvolvimento emocional interrompido e reagem como se estivessem na infância: são “crianças andando em corpos de adultos em busca do amor que nunca receberam dos pais”. O caminho para a cura é justamente olhar para a sua criança interior, ver do que ela precisa e se dedicar todos os dias a atendê-la.

As frases acima são exemplos do repertório que a psicóloga americana Nicole Lepera compartilha diariamente em vídeos e textos com seus mais de 8 milhões de seguidores nas redes sociais. Em esquetes encenados por ela no Instagram, TikTok e X (ex-Twitter) no perfil @the.holistic.psychologist, Lepera se especializou em entender e explicar como os traumas influenciam a personalidade adulta e o caminho para superá-los.

Psicóloga clínica formada pela Universidade de Cornell com doutorado pela New School for Social Research, ela tornou-se influenciadora e autora best seller a partir de 2018, quando passou a compartilhar sua experiência pessoal de descobrir que as experiências da infância ainda atrapalhavam sua vida todos os dias, e que a psicologia tradicional parecia insuficiente para ajudar a ela ou a seus pacientes.

[ad_2]

Fonte:CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Immediate Matrix