O inverno pode ser responsável pelo ganho de peso?

Entenda como o frio afeta a alimentação e, portanto, aumenta em quilos indesejáveis

Algumas pessoas relatam que seu apetite aumenta no tempo frio. Isso pode acontecer porque a pessoa fica em casa com mais frequência e acaba se alimentando com suas comidas favoritas. Ao fazer isso, o corpo entra no modo de hibernação e começa a armazenar gordura.

Os hábitos pouco saudáveis ​​são preocupantes, principalmente com o aumento do número de obesos. De acordo com o Ministério da Saúde, 55,7% da população nacional está com sobrepeso e 20% dos adultos no Brasil são obesos. A pesquisa realizada mostra que em pouco mais de uma década a obesidade aumentou no país em mais de 80%.

Muitos casos podem surgir com a mudança de hábitos e a descoberta de uma dieta mais saudável, incluindo uma dieta balanceada e atividade física. A principal dificuldade, porém, é convencer o paciente a abrir mão das facilidades e conveniências que a vida moderna oferece em termos de alimentação e transporte. A maioria das pessoas tem dificuldade em preparar uma refeição saudável em casa, principalmente em meio à agitação do dia a dia, quando encontra tudo pronto, industrializado e congelado. Da mesma forma, a decisão de subir as escadas de um prédio, pois pode-se facilmente pegar um elevador, explica o endoscopista e cirurgião Bruno Sander.

Tratamentos aliados para perda de peso saudável

Se as pessoas não obtiverem bons resultados por conta própria ou seguirem uma dieta associada à atividade física, é necessário consultar um médico para determinar a melhor forma de tratamento. Atualmente, há uma variedade de procedimentos e métodos seguros para perder peso de forma saudável e manter os efeitos de longo prazo, diz Sander.

Um dos tratamentos mais comuns é o balão intragástrico. Proporciona ao paciente uma sensação de saciedade desde o início, o que mais tarde ajuda muito na perda de peso. Consiste em uma prótese de silicone flexível que é preenchida com 400ml a 700ml de solução salina e um corante que permite detectar um possível vazamento. É colocado endoscopicamente sem incisões, hospitalização ou cirurgia, com o paciente sendo sedado. O balão é introduzido vazio por via oral, passa pelo esôfago e vai até o estômago, onde é preenchido, explica. O método é indicado para pacientes com índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 27 kg / m². A inserção do balão é um procedimento simples realizado em ambulatório. A hospitalização não é necessária e o paciente recebe alta hospitalar aproximadamente 30 minutos após o procedimento. A duração do tratamento é de cerca de um ano e o balão pode ser adaptado às necessidades do paciente. Porém, o resultado esperado só será alcançado se o paciente aderir a uma dieta balanceada e atividade física, além de aconselhamento psicológico se necessário e indicado.

Desta forma, o ganho de peso pode ser evitado durante a estação mais fria do ano, com atividade física, boa alimentação e hábitos de vida saudáveis, ​​como dormir bem e evitar o estresse. Mas atenção, o acompanhamento profissional é fundamental, pois determina o problema de cada paciente e se é necessário um tratamento mais específico, como o balão gástrico, alerta o médico.

HOSPITAL DIA SANDER MEDICAL CENTER

Para obter mais informações sobre os tratamentos para emagrecimento saudável e combater os males causados pela obesidade, entre em contato com o Sander Medical Center e tire as suas dúvidas.
HOSPITAL DIA SANDER MEDICAL CENTER
Endereço: Avenida Bernardo Monteiro, 1265 – Funcionários/Belo Horizonte.
Telefones: (31) 3588-1155 – (31) 3261-4515
WhatsApp: (31) 98010-5000
Redes sociais: @sandermedicalcenterbh – @drbrunosander
www.sandermedicalcenter.com.br

imagem: Canva Pro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Immediate Matrix