Exclusivo SaudepressSaúde e Bem Estar

O inverno pode piorar as dores no corpo

As flutuações de temperatura são responsáveis ​​pelo aumento das dores musculares e nas articulações

Você notou que sente mais dores no inverno, especialmente à noite? Isso ocorre devido à contração das artérias e arteríolas em resposta ao frio, reduzindo o suprimento de sangue para os pés. O fisioterapeuta André Ribas explica que o paciente, que já sofre de um distúrbio circulatório, sofre uma restrição ainda maior do fluxo sanguíneo no inverno.

É mais comum que esses problemas ocorram pelas placas de gordura (aterosclerose), obstruindo as artérias dos pacientes hipertensos, diabéticos, tabagistas e dislipidemicos. O frio também aumenta a viscosidade do líquido sinovial, que está localizado na articulação e é usado para lubrificação. Isso cria mais dor e rigidez na área, o que é ruim para pessoas com problemas nas articulações, acrescenta.

De acordo com um estudo da Harvard University School of Medicine (EUA) e do Center for Pain Management do Brigham andrig Women’s Hospital em Boston (EUA), 67% dos entrevistados disseram que sentiram mais dor quando uma mudança repentina no clima se aproxima . As articulações têm barorreceptores, sensores de pressão sensibilizados a essas mudanças repentinas, evidências.
O fenômeno de Raynaud pode ocorrer mesmo no inverno. Também consiste na vasoconstrição, que afeta especificamente as artérias dos dedos das mãos e dos pés, bem como as arteríolas da pele, como uma resposta excessiva ao frio e ao estresse emocional. A pele torna-se fria, pálida ou cianótica (roxa). Podem ocorrer dor e formigamento, explica André.

Não pode ficar parado

O inverno é comum para as pessoas ficarem isoladas em casa, mas é importante se concentrar nos exercícios.
Também é importante manter o corpo hidratado, bebendo bastante água, evite bebidas alcoólicas e cigarros e use roupas justas. Além de fazer pausas nos alongamentos, também sentado. O alongamento promove a circulação sanguínea e evita a dor. Pode ser feito antes e depois da atividade física, mas também pode ser feito durante o dia, revela.

O fisioterapeuta alerta para a importância de manter hábitos saudáveis ​​e estar atento a quaisquer sinais de anormalidade. Além dos cuidados já citados, é necessário estar atento aos sintomas anormais, feridas, dores em repouso, indicando a necessidade de um exame especializado para que o problema seja tratado o mais rápido possível e sua qualidade de vida seja restaurada, vigilante.

Fonte: André Ribas, fisioterapeuta e sócio-proprietário da DaMatta Saúde Integral, na região da Savassi, em Belo Horizonte (@damattasaudeintegral).

imagem: Canva Pro