Bia Morais - Psicóloga

Psicóloga Bia Morais fala sobre a Síndrome de Burnout e o Estresse

A síndrome de burnout junto com o estresse podem ser desencadeados e estar mais presentes nos ambientes de trabalho, por conta da demanda excessiva, alta competitividade ou alta responsabilidade. O que pode causar esse tipo de síndrome, é justamente o excesso de trabalho, pois é mais comum em profissionais os quais atuam sob pressão. Além disso, essa doença também pode aparecer em profissionais com objetivos de trabalho difíceis ou achar que não possui capacidade para executar.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a Síndrome de Burnout e o Estresse

Sintomas da Síndrome de Burnout

A síndrome de burnout pode apresentar inúmeros sintomas físicos e sofrimento psicológico como um cansaço físico e mental, dores de cabeça, insônia, sentimentos de fracasso e insegurança, sentimento de derrota, isolamento, fadiga, dores musculares, entre outros. É normal os sintomas se manifestarem de uma forma mais branda, porém ir aumentando a intensidade com o passar dos dias.

A Importância do Diagnóstico

Para se realizar o diagnóstico correto da síndrome de burnout é necessário buscar auxílio profissional de um médico psiquiatra ou de um psicólogo. Às vezes, as pessoas não procuram a ajuda necessária por não conseguirem identificar os sintomas.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a Síndrome de Burnout e o Estresse

Compreendendo o Estresse

O estresse, por sua vez, já é uma reação natural do nosso corpo e se manifesta quando estamos nos sentindo ameaçados ou em alguma situação de perigo, desencadeando reações físicas e emocionais. Tal reação é necessária para nos adaptarmos a novas situações.

Fases do Estresse

O estresse possui três fases: fase de alerta, resistência e exaustão. Na fase de alerta, é onde a pessoa entra em contato com o agente estressor, o que pode ocorrer de surgirem sintomas como boca seca, dor no estômago, insônia, dores musculares, aceleração dos batimentos cardíacos, entre outros. Na fase de resistência, o corpo tenta retomar o seu equilíbrio, ou seja, ele pode se adaptar a situação ou eliminá-la e apresentar sintomas como problemas com a memória, desgaste físico constante, tontura, irritabilidade, entre outros. Já na fase de exaustão, surgem inúmeros problemas físicos por conta do estresse ocasionando insônias, tiques nervosos, problemas de pele prolongados, úlcera, impossibilidade de trabalhar, entre outros.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a Síndrome de Burnout e o Estresse

Prevenção e Controle

Para prevenir o estresse e obter o controle sobre ele, é necessário ter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos, porém apenas os profissionais de saúde estão possibilitados de diagnosticar o estresse como uma doença.

Conclusão: Diferenças e Semelhanças

Assim, pode-se notar que existem algumas diferenças entre ambas as doenças, apesar de alguns sintomas se interligarem, porém há uma semelhança entre o estresse e a síndrome de burnout, o diagnóstico ser realizado por profissionais da saúde, como médicos e psicólogos, pois assim pode-se dar início a melhor forma de tratamento para aquela pessoa em específico.

Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br