CoronavírusExclusivo SaudepressSaúde e Bem Estar

Aliada no combate ao coronavírus

Atividade física aumenta a eficácia da vacina contra a COVID-19

Sabe-se que a prática de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, melhora o metabolismo, qualidade de vida e dá mais disposição. A novidade é que ela pode ajudar a melhorar a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da USP e realizado com 748 pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), a atividade física feita de forma regular está associada ao aumento da resposta imunológica à vacina contra covid-19, que tende a diminuir com o passar do tempo.

A atividade física parece não somente montar uma resposta de anticorpos à vacina mais robusta, como também parece aumentar a durabilidade do efeito protetor do imunizante. “É uma ferramenta barata e potencialmente capaz de reduzir a baixa resposta vacinal de grupos de risco, como pessoas com sistema imune disfuncional”, evidencia o preparador físico, Randy Duarte.

Ainda segundo o estudo, a pratica dessas atividades potencializa a resposta vacinal contra a Covid-19 independentemente de fatores como idade, sexo e uso de imunossupressores. “Realizar o mínimo de atividade física já produz uma resposta positiva, e quanto mais movimento, melhor”, acrescenta.

Incentivo

Mais do que nunca se faz necessário ter campanhas para incentivar a população a deixar o sedentarismo de lado. “É uma ideia barata, fácil de escalar para toda a população e ainda pode ajudar a salvar vidas”, defende Randy.

Alguns cuidados são importantes. “Antes de realizar qualquer atividade física, é preciso passar por uma avaliação e ter o acompanhamento de um profissional para prevenir lesões e traumas físicos. Ter um bom acompanhamento, é muito mais que exercícios físico. É ter um profissional que mesmo nos seus dias de baixa, vai te motivar a se exercitar e cuidar da sua saúde”, explica. 

Inclusive, quem está acostumado a praticar exercícios, deve ser orientado. “Não aumente a intensidade e carga de treinos sem um acompanhamento. Já a pessoa que ainda não iniciou uma rotina regular de exercícios e desejar ativar o corpo, deve acionar um profissional especializado para ajudar na elaboração de uma lista de atividades e na orientação de como realizá-las”, finaliza o profissional.

Fonte: Randy Duarte, profissional de educação física, personal trainer e especialista em corrida (@randyduarte01).