Exclusivo SaudepressSaúde e Bem Estar

Chocolate: vilão ou mocinho?

Chocolate: vilão ou mocinho? Especialista revela benefícios e os possíveis males que o consumo de chocolate em excesso pode causar para a saúde.

Não é novidade que, com a proximidade da Páscoa, aumenta bastante o consumo de chocolates, e os cuidados com os excessos nessa época precisam, de fato, ser redobrados. Esse é um momento para celebrar com a sua família, com os devidos cuidados exigidos neste período de pandemia. Mas, logo vem a preocupação: vou engordar, se consumir? 

Segundo o gastroenterologista Bruno Sander, especialista em cirurgia endoscópica e diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte, o alimento só vai contribuir para o aumento de peso dependendo do tipo e quantidade ingeridos. “Há chocolates com maior teor de açúcar, esses devem ser evitados, pois são mais calóricos”, afirma.

O médico alerta que é preciso saber a composição do chocolate. “Ela é fundamental para descobrir se é benéfico ou não ao organismo. O amargo, por exemplo, ajuda a diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto e doenças cardíacas, além de melhorar o humor”, garantiu o especialista.

Quanto mais puro, melhor!

Sander comenta que quanto mais cacau presente, melhor a qualidade. “Chocolates ao leite e branco tem mais calorias, pois há grande adição de açúcar. Já o chocolate amargo tem mais cacau em sua composição. Então, se você estiver consumindo o amargo, podemos dizer que o chocolate emagrece, por ele substitui uma versão  mais gordurosa”. 

Ele ainda acrescenta que consumir excessivamente chocolate com alto teor de gordura pode contribuir para a geração de problemas de saúde. “Há o risco de desenvolver diabetes. E se caso você já tenha a doença, ele pode aumentar a sua glicemia ao te dar mais açúcar do que aquele consumido em uma refeição”, alerta o médico. 

Não é proibido consumir chocolate branco e/ou ao leite, desde que seja de forma moderada. “Se você ingerir um ou dois pedaços, ao invés da barra ou do ovo inteiro, é possível controlar seu peso e ao mesmo tempo satisfazer sua vontade de chocolate”, conclui o médico, Bruno Sander.

Fonte: Bruno Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e nutrologia. É diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292) @sandermedicalcenterbh.

Foto: Divulgação