Psicóloga Bia Morais fala sobre o transtorno de ansiedade

A psicóloga, Bia Morais compartilha sua experiência e conhecimento profundo sobre o tema complexo do transtorno de ansiedade.

Compreendendo a Ansiedade: Uma Perspectiva Psicológica

A ansiedade é um transtorno psicológico relacionado a emoção de medo, porque a ansiedade pode ser definida como o medo apresentado de maneira exacerbada e a antecipação de uma “ameaça” que está por vir. Além disso, dentro dos transtornos de ansiedade, como o transtorno do pânico, fobia social, transtorno de ansiedade de separação, entre outros, existem os sintomas físicos. Como um exemplo de sintomas físicos, podemos citar os presentes no transtorno do pânico os quais incluem a falta de ar, medo de morrer, sudorese, taquicardia, etc. 

Tratamento da Ansiedade
Tratamento da Ansiedade: A Jornada Terapêutica

Tratamento da Ansiedade: A Jornada Terapêutica

Esse tipo de transtorno pode ser tratado de diversas formas na psicoterapia e em alguns casos com o auxílio da psiquiatria, dependendo muito do grau de ansiedade que o sujeito apresenta. Dentro da psicoterapia, existem técnicas que podem ajudar no controle da ansiedade. A meditação, os exercícios físicos, as técnicas de respiração e mudança de foco, são alguns exemplos de como controlar. 

Psicóloga Bia Morais fala sobre o transtorno de ansiedade
Técnicas de Controle da Ansiedade

Técnicas de Controle da Ansiedade

Mas, posso fazer esses exercícios mesmo sem estar fazendo psicoterapia? Sim, pode! Mas, a psicoterapia é um processo, onde o sujeito poderá se entender melhor e chegar mais a fundo com relação à ansiedade, assim tratando desde a “raiz” do problema. Hoje em dia, existem diversos aplicativos gratuitos que ajudam nesse tipo de transtorno, porém o interessante é trabalhar o aplicativo junto ao terapeuta para conseguirem analisar juntos qual seria a melhor técnica para tratar a ansiedade, porque cada pessoa é uma pessoa. Não necessariamente o que deu certo para um sujeito dará para outro. 

Por fim, podemos perceber como o processo da psicoterapia é importante para tratar não só os transtornos de ansiedade ou depressivos, mas para chegar ao desencadeamento desse tipo de transtorno, pois só o uso das técnicas irá ajudar por um tempo. Na terapia, podemos identificar a questão, tratar e realizar a prevenção de recaída, o que é de extrema importância. 

Cuide da sua saúde mental que seu corpo e mente irão agradecer!

Bia Morais

Psicóloga 

Instagram: @psi.biamorais

Em breve: www.psicologabiamorais.com.br

2 thoughts on “Psicóloga Bia Morais fala sobre o transtorno de ansiedade

  • 23 de junho de 2023 em 11:06
    Permalink

    Síndrome de ansiedade é coisa muito séria. Parabéns pela matéria 👏

    Resposta
  • 7 de julho de 2023 em 18:45
    Permalink

    Excelente matéria! Parabéns!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *