Psicóloga Bia Morais fala sobre a importância da escuta na terapia

Dentro da prática da psicoterapia, existe uma técnica muito conhecida e de extrema importância, e a qual precisa ser usada com muita frequência dentro de qualquer área da psicologia. Tal técnica é chamada de escuta terapêutica e consiste em ouvir com muita atenção as queixas e demandas do seu paciente, porque através dessa escuta o terapeuta poderá chegar à origem, observando o comportamento, as emoções expressadas e também as crenças mais enraizadas.
Dentro da psicoterapia, existe um espaço desenvolvido para o paciente poder falar livremente sobre o que lhe causa incômodo ou sobre o que se sentir confortável para falar. Por esse motivo a escuta se torna essencial para a prática da psicologia, ela tem como objetivo dar um outro significado ao problema trazido, claro, utilizando a ciência e também os estudos realizados na sua abordagem terapêutica. Dessa forma, o psicólogo poderá realizar o tratamento mais adequado para aquele paciente em específico.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a importância da escuta na terapia
Divulgação

Cada paciente é diferente e precisa ser ouvido de maneira individualizada, pois por mais que um outro paciente ou o próprio terapeuta tenha passado por um problema semelhante, a forma de lidar e de tratar será muito diferente. Cada paciente possui a sua subjetividade e individualidade, ou seja, não necessariamente a técnica que funciona para uma pessoa, funcionará para outra, pode ser necessário aplicar uma técnica a qual se adequará melhor para aquele paciente em específico.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a importância da escuta na terapia
Divulgação

A psicologia é uma ciência. O profissional de psicologia se baseia em livros, estuda constantemente sobre a área de uma forma geral, utiliza testes psicológicos válidos, além de se aprofundar em artigos científicos. Por esse motivo, dentro de tal prática não existe o achismo, o julgamento e nem o conselho. O espaço é desenvolvido para o paciente se sentir confortável para falar sobre as suas queixas e o psicólogo irá ouvir atentamente e também irá acolher.
Por fim, é necessário escutarmos o nosso paciente para que o mesmo se sinta cada vez mais acolhido e retorne para as próximas sessões de psicoterapia, pois assim, ele poderá estar mais motivado para cuidar de sua saúde mental e da maneira mais adequada, dando um outro significado ao problema relatado pelo paciente, por isso a importância do paciente se sentir livre para relatar o que mais o está incomodando naquele momento.

Prontos para cuidar da saúde mental da maneira mais adequada?
Bia Morais
Psicóloga
Instagram: @psi.biamorais
Em breve www.psicologabiamorais.com.br

2 thoughts on “Psicóloga Bia Morais fala sobre a importância da escuta na terapia

  • 5 de julho de 2023 em 19:11
    Permalink

    Um ótimo trabalho, já virou há muito tempo minha colunista favorita.

    Resposta
  • 5 de julho de 2023 em 20:19
    Permalink

    Mais um artigo incrível. Realmente muito interessante.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *