Psicóloga Bia Morais fala sobre a Dislexia em Crianças e Adolescentes na Escola

O que é a Dislexia?

A dislexia é um dos transtornos específicos de aprendizagem que atingem as crianças, principalmente quando começam na escola, pois o mesmo interfere na parte de leitura e linguagem. Os transtornos específicos de aprendizagem, de modo geral, apresentam algumas características, já que é um transtorno de origem neurobiológica. As características da dislexia, incluem um vocabulário reduzido, dificuldade no momento da leitura a tornando mais lenta, apresenta dificuldade no momento da interpretação de texto, entre outras.

Dúvidas Comuns dos Pais

Uma das dúvidas que surgem pelos pais é: Como não percebi isso antes? Ou Por que essas características são mais destacadas na escola? Bom, na escola a criança começa a aprender a ler e a escrever na série da alfabetização, onde os professores daquela criança irão perceber no momento da escrita e também na hora da leitura coletiva, por exemplo. Dessa forma, nesses casos, os pais são chamados na escola para falar sobre o desempenho do aluno e o motivo de não conseguir acompanhar os outros colegas ou o modelo daquela instituição.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a Dislexia em Crianças e Adolescentes na Escola

O Processo de Tratamento

Após a escola conversar com os pais, a criança começa o tratamento interdisciplinar, o qual existem diversos profissionais da área da saúde para ajudar a criança com um possível diagnóstico de dislexia. são profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, entre outros. Vale destacar aqui, a possibilidade de um aluno disléxico ter um ótimo desempenho escolar com o tratamento com profissionais capacitados.

Psicóloga Bia Morais fala sobre a Dislexia em Crianças e Adolescentes na Escola

Desafios na Adolescência

A dislexia na adolescência já se torna um pouco mais complexa, é possível e necessário realizar o tratamento, mas já existem outras questões envolvidas como a ansiedade e a depressão, pois um adolescente com um diagnóstico de dislexia, pode sofrer bullying, através dos rótulos ou até mesmo duvidar de sua própria capacidade. Muitas vezes esses alunos são chamados de burros, incompetentes, desleixados, não querem nada com os estudos, entre outros. As consequências relacionadas a esse tipo de comportamento são as evasões escolares, diagnósticos de ansiedade e/ou de depressão, isolamento, entre outros. Além disso, tanto os rótulos como a ansiedade e a depressão também podem afetar as crianças, não está restrito aos adolescentes e aos adultos.

A Importância da Informação

Os transtornos específicos de aprendizagem afetam diversas pessoas e é mais comum do que se pensa atualmente. É uma área de estudo que se encontra em evolução, junto com o melhor tratamento para que esses alunos possam aprender e aumentar o seu rendimento escolar. Por esse motivo, o tratamento é importante. Fale com um psicólogo sobre o assunto, porque o mesmo pode direcionar para o tratamento mais adequado.

Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br

2 thoughts on “Psicóloga Bia Morais fala sobre a Dislexia em Crianças e Adolescentes na Escola

  • 29 de agosto de 2023 em 06:51
    Permalink

    Maravilhosa essa coluna. Um texto bastante interessante.

    Resposta
  • 2 de setembro de 2023 em 23:28
    Permalink

    Eu agradeço muito por esse texto, é um tema que eu considero muito importante

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *