Anorexia Nervosa

O que é Anorexia nervosa?

A Anorexia Nervosa é um tipo de Transtorno Alimentar, o qual afeta mais as mulheres do que aos homens e ocorre durante o período da adolescência ou na idade de jovem adulta. Existem alguns casos documentados de esse tipo de transtorno se iniciar antes da puberdade ou após os quarenta anos. Além disso, pode estar ligada a um evento estressante, como, por exemplo, a saída da casa dos pais ou a ingressão na faculdade.

Anorexia Nervosa

Principais Características da Anorexia Nervosa

As principais características da Anorexia Nervosa são a restrição de calorias, levando a uma perda de peso muito grande dentro do contexto de gênero, idade, trajetória de desenvolvimento e a saúde física; medo de engordar ou ganhar peso, mesmo apresentando um peso significativamente baixo; perturbação na percepção do próprio peso ou forma corporal.

Anorexia Nervosa

Compulsões e Riscos Associados

Pessoas com esse Transtorno Alimentar e com uma compulsão, sendo um subtipo da Anorexia Nervosa, podem ter o hábito de induzir o vômito ou realizar o uso de laxantes, ou diuréticos após consumir pequenas quantidades de alimento. Somado a isso, esses tipos de comportamentos purgativos podem resultar em condições médicas importantes e até mesmo fatais, como uma anormalidade nos sinais vitais, além da desnutrição.

Anorexia Nervosa

Risco de Suicídio e Avaliação para Diagnóstico

O risco de suicídio é elevado para as pessoas que apresentam comportamentos ligados a anorexia e, por esse motivo, durante a avaliação para um possível diagnóstico, é necessário incluir determinação de ideação ou comportamento suicida, assim como outros fatores de risco para suicídio, como história e tentativas.

Anorexia Nervosa

Diagnóstico e Suporte Adequados

Para se diagnosticar de forma correta a Anorexia Nervosa, é necessário levar em consideração os critérios diagnósticos além da prevalência e as características associadas. Apenas uma equipe de saúde qualificada pode diagnosticar uma pessoa com esse Transtorno Alimentar, pois a pessoa precisará de apoio psicológico em seguida, além de melhorar as questões ligadas a saúde física.

Referência ao DSM-5

As informações acima foram retiradas do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais em sua 5.ª edição (DSM-5).

Dados Profissionais

Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *