Abril Marrom: mês de conscientização sobre as diversas deficiências visuais
A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre as deficiências visuais
O Abril Marrom é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar a população sobre as diversas deficiências visuais, seus cuidados e prevenção. A iniciativa foi criada em 2016, no Rio de Janeiro, e desde então vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o país.
O mês de abril foi escolhido para a campanha em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Cegueira, celebrado no dia 6. A cor marrom, por sua vez, simboliza a cor da íris dos olhos.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 253 milhões de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual; e de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 70% das pessoas com mais de 65 anos apresentam algum problema de visão. Além disso, o Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de pessoas com glaucoma, doença que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente.
“A prevenção é a melhor forma de evitar as deficiências visuais. Por isso, é importante cuidar da saúde dos olhos, realizando exames periódicos com o oftalmologista, especialmente para as pessoas acima de 40 anos, que têm maior predisposição a desenvolver doenças oculares. Além disso, a alimentação saudável, a prática regular de atividades físicas e o uso de óculos de sol são medidas que podem contribuir para a manutenção da saúde ocular”, comenta a oftalmologista Dra. Patricia Kakizaki
É importante ressaltar que muitas das deficiências visuais podem ser tratadas ou controladas, se diagnosticadas precocemente. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais de alerta, como visão embaçada, sensibilidade à luz, dor nos olhos, entre outros.
“Durante todo o mês de abril, diversas atividades são realizadas em todo o país para divulgar informações sobre as principais causas de deficiência visual, como o glaucoma, a catarata, a retinopatia diabética, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), entre outras. Além disso, são oferecidos serviços gratuitos de exames oftalmológicos em algumas regiões”, disse Kakizaki
Ao longo dos anos, a campanha tem ganhado cada vez mais adesão e apoio, tanto de profissionais da saúde quanto de organizações da sociedade civil. A iniciativa tem contribuído significativamente para a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças oculares, além de ajudar a reduzir a incidência de cegueira evitável no país.
No Brasil, as doenças oculares mais comuns incluem:
• Miopia – um distúrbio refrativo que faz com que objetos distantes pareçam borrados;
• Hipermetropia – um distúrbio refrativo que torna difícil ver objetos próximos claramente;
• Astigmatismo – um distúrbio refrativo que faz com que a visão seja distorcida ou embaçada;
• Catarata – uma opacidade no cristalino do olho que pode levar a uma visão turva;
• Glaucoma – uma condição que danifica o nervo óptico e pode levar a uma perda permanente da visão;
• Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – uma condição em que a visão central diminui gradualmente devido à degeneração da retina;
• Conjuntivite – uma inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que cobre a parte branca do olho e o interior da pálpebra.