Exclusivo SaudepressGeral

Massagens terapêuticas ajudam na prevenção de doenças e proporcionam equilíbrio e bem-estar para o corpo e mente

Bastante abrangentes, as técnicas já fazem parte da rotina de milhares de pessoas portadoras de diversas patologias, incluindo idosos e atletas. Também atuam no tratamento de sintomas de depressão, insônia, estresse, ansiedade, além de dores e tensões musculares

Conhecidas pelos diversos benefícios à saúde, as massagens relaxantes e terapêuticas, nos últimos anos, caíram no gosto dos brasileiros. Seus adeptos buscam principalmente alívio para dores musculares, sintomas da TPM e de doenças debilitantes, como enxaquecas, fibromialgia, depressão e até os efeitos do tratamento do câncer.

Atualmente, o Brasil tem visto a expansão de várias terapias, como anma, tui ná, shiatsu, ayurvédica, tailandesa e sueca. Independentemente de qualquer coisa, as pessoas buscam o relaxamento do corpo por uma sensação de bem-estar, a partir da diminuição do estresse, da ansiedade, do cansaço e da melhora da insônia, das tensões e dores em geral. Além disso, ajudam a ativar a circulação sanguínea e eliminar as toxinas do organismo.

Oferecida na maioria das clínicas e spas, a massagem sueca é realizada com loção ou óleo, a partir de movimentos gerais e específicos, a fim de tratar de áreas problemáticas. A terapia proporciona relaxamento muscular de corpo inteiro e pode ser especialmente útil para quem estiver se recuperando de uma lesão.

Já a massagem ayurvédica usa alongamentos para aliviar dores e tensões. Ela serve não só para aliviar a dor, mas principalmente como medicina preventiva, aumentando a circulação, estimulando e fortalecendo o sistema linfático e abrindo o fluxo da força vital para limpar e revitalizar o corpo.

Igualmente relaxante, a massagem com pedras quentes (aquecidas) envolve o uso de pedras planas (feitas de basalto) que o massagista coloca em determinados pontos do corpo, áreas que controlam o fluxo de energia e, quando recarregadas, podem ajudar a reequilibrar o corpo e a alma. O terapeuta desliza suavemente as pedras sobre o corpo do praticante, parando de vez em quando para descansá-las em diferentes áreas das pernas e costas.

Oriundo do oriente, o shiatsu caracteriza-se pelo fato de o massagista promover pressão localizada usando dedos, mãos e cotovelos. É aplicada em uma sequência rítmica ao longo do corpo, estimulando o fluxo de energia e a recuperação do equilíbrio psíquico.

Outras técnicas estão começando a se difundir no Brasil, como a massagem Anma (às vezes também chamada de Amma). Trata-se de uma técnica tradicional japonesa. O nome, que se traduz simplesmente como “massagem”, vem da combinação de duas palavras: “An” (pressionar) e “Ma” (esfregar), que descreve a técnica básica de amassar a pele.

Além de promover o relaxamento e alívio do estresse, ela trata muitas condições diferentes, como dor crônica, constipação, ansiedade, enxaquecas, falta de flexibilidade, estimulação do fluxo sanguíneo e linfático, dor lombar e distúrbios nervosos.

A massagem tuina (ou tui-na) originou-se na China antiga e acredita-se que seja o sistema mais antigo de trabalho corporal. Baseia-se na teoria de que os desequilíbrios do QI, que é a força vital ou energia vital do corpo, podem causar bloqueios ou desequilíbrios que levam a sintomas como dor e doença.

A massagem promove o equilíbrio e a harmonia dentro do corpo usando muitos dos mesmos princípios da acupuntura. É semelhante à acupuntura na maneira como atinge pontos específicos, mas os praticantes usam os dedos em vez de agulhas para aplicar pressão para estimular esses pontos. A massagem tuina é frequentemente usada em combinação com a acupuntura.

A tuina pode tratar dores no pescoço e nas costas, distúrbios músculo-esqueléticos, síndrome pré-menstrual, fadiga e insônia, túnel do carpo, dores de cabeça, artrite, osteoporose, estresse, condições digestivas e condições respiratórias. Por fim, a massagem tailandesa, originária da Índia, inclui influências da medicina ayurvédica e tradicional chinesa. O praticante se deita totalmente vestido em um colchonete no chão enquanto o massagista usa técnicas de alongamento, puxão e balanço para aliviar a tensão, promover relaxamento e melhorar a flexibilidade e a circulação.